quinta-feira, março 08, 2007

Checkride de Instrumentos!




Checkride de formação numa semana, cross-country no fim-de-semana e checkride de instrumentes na semana seguinte! Se sobrevivi estas duas semanas sobrevivo a tudo! A check de instrumentos é sem dúvida a mais trabalhosa! O perfil típico consiste em dois voos: um voo IFR com uma drop-in num aeroporto pelo caminho para fazer apróximações, e o regresso em VFR. Todos os destinos são sorteados e a mim calhou-me Midland...um sitio calminho onde já tinha ido 3 vezes..."tá ganho" pensei eu (coincidência: eu e o Piazza estavamos de novo juntos a fazer checkride no mesmo dia para Midland :) até que, depois de um dia de planeamento os gajos em Midland devem ter descoberto que eu tinha checkride e decidiram desligar o TACAN para manutenção!!!! ... para nem falar no tempo que estava um miséria a exigir alguma ginástica com o planeamento do combustivel para os alternantes! Assim sendo, uma hora antes do briefing (leia-se 6 da matina) estava eu e o Piazza a replanear tudo para afinal ir a Alliance em Dallas...que é só o espaço aéreo mais congestionado do Texas e onde nunca tinha ido e onde toda a gente xumba as checkrides!!!"Já estás" pensei eu...e pensou o Piazza que já lá tinha ido e melhor que eu sabia o que nos esperava! A caminho fiz a minha drop-in em Carswell Naval Air Station onde quase tive um midair com um parelha de F18 com direito a "Resolution Advisory" do TCAS e tudo (graças a Deus que a culpa foi deles!!!). Lá fiz o meu Hi-Tacan e ASR e segui para Forth Worth Allliance para um ILS e aterragem! Perdi 2 kilos nesses voo! O regresso foi mais calmo e viemos a ver as vistas enquanto o meu instructor me bombardeava com peguntas e emergências! No fim passei com 5 downgrades que me trouxeram um grade alívio... como é que eu não ei de estar a perder cabelo!!! As fotos acima são da STAR que voei a chegar a Alliance, do Hi-Tacan que fiz na Base da Marinha (o ASR não tem carta...é o controlador a dar instruções baseado no que vê no radar) e do ILS com que acabei o voo de ida!

3 comentários:

Anónimo disse...

That's My Boy!!! :D

*We're Getting Closer & Closer Babe* ;)

Unknown disse...

Babe dela... os dois quilos só te fazem bem!!!
O normal do planeamento... muda tudo à última da hora e a malta lá faz o melhor que sabe, como pode... no teu caso em grande!

(Acho que ela se refere ao tal evento de carácter pagão!!!)

Parabéns

J.B. disse...

Parabéns Açorzinho, já só falta uma!